Fabiano Costa

Bonsai

Proporções básicas para a formação do bonsai

 Esta é uma contribuição do professor Rock Júnior, onde nos indica as diretrizes mais básicas e utilizadas para toda a vida, até para quando sabermos se podemos não utilizá-las de acordo com o trabalho proposto, mas isto já é uma outra história.

49.eps

Esse é um tópico muito importante na didática do bonsai, pois facilita consideravelmente o aprendizado e formação de um conceito artístico. Principalmente pra nós ocidentais que temos uma maneira bem diferente de percepção da natureza e do mundo à nossa volta.
Essas proporções foram utilizadas inicialmente pela escola japonesa e foram inspiradas pela natureza e baseadas nas árvores que  impressionavam, tanto pela beleza quanto pela idade ou forma.
Assim sendo qual é o nosso objetivo? Atingir as proporções e características das árvores realmente velhas e impressionantes da natureza:

• A altura ideal do bonsai é aproximadamente 5 a 6 vezes  o diâmetro do tronco em sua base (Isso antigamente, hoje em dia há uma tendência para uma proporção mais compacta de 2 a 3 vezes o diâmetro do tronco).

"Ilex serrata"

“Ilex serrata”

• O ideal é que o tronco possua uma forma cônica marcante, ou seja, grosso na base, afinando gradativamente até o ápice. E caso tenha movimento, é interessante que ocorra no seu primeiro terço inferior (no tachiagari).

 

• É mais interessante que o primeiro galho esteja situado próximo no final do primeiro terço inferior do bonsai ( tachiagari).

• Os galhos devem estar dispostos de forma alternada, em alturas diferentes, diminuindo de comprimento e diâmetro da base para o ápice, seguindo o seguinte padrão: se o primeiro galho originar-se do lado direito, o segundo (galho de fundo)deve ser posterior, o terceiro (denominado segundo galho) do lado esquerdo, o quarto (galho frontal) ligeiramente à frente e assim sucessivamente. A distância entre os galhos deve diminuir à medida que se aproximam do ápice.3484351777_a8028b0980

• O ideal é que nenhum galho deva originar-se diretamente na parte da frente do tronco, cruza-lo ou cruzar com outro galho .

• Nos troncos sinuosos é importante os galhos estejam posicionados na  na parte externa das curvas.

• As raízes devem originar-se simetricamente em toda circunferência do tronco, tomando uma orientação radial (nebari).

images (1)

• O ideal é que o vaso final possua comprimento correspondente a aproximadamente dois terços da altura (medida da borda superior do vaso ao ápice) ou largura do bonsai, o que for maior.

• A altura do vaso deve ser menor ou igual ao diâmetro do tronco em sua base.
Basicamente são estas as diretrizes, ocorrendo algumas variações em determinados estilos (por exemplo, as regras para o tamanho e altura do vaso no estilo cascatas são diferentes, e a maioria das proporções listadas não se aplica aos bunjin e fukinagashi).

3484351913_4f2477f967_o

Completando este post gostaria de acrescentar uma citação do amigo e bonsaísta Antônio Castro :

“As “regras”/directrizes são importantes para nos nortearem e apenas isso…devem ser conhecidas para que melhor percebamos (em determinadas situações) quais as suas vantagens para valorizar um qualquer exemplar….contudo nunca devem ser consideradas como “um absoluto” da nossa criatividade, devem ser aplicadas se possível de forma espontânea e com “peso e medida”…são sem dúvida importantes, seja qual for o quadrante escolhido, não se limita à vertente Nipônica..”

modelos de logos (2)

« »

© 2024 Fabiano Costa. Theme by Anders Norén.