Fabiano Costa

Bonsai

Modelagem de um pequeno shimpaku

Essa foi mais uma matéria da revista Bonsai Passion nº33, onde o mestre Massahiko Kimura nos mostra o trabalho de modelagem de uma pequena sabina, então foi feito o passo a passo para atender o maior número de pessoas possíveis.

“Para trabalhar qualquer árvore se necessita de muita técnica e uma boa visão de futuro da mesma.
É muito importante trabalhar esta pequena sabina ou com qualquer outra árvore como se fosse a árvore mais importante do mundo.”

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Este é um pequeno Juniperus chinensis (shimpaku), que com o tempo se tornou muito interessante com seus veios vivos e sua madeira morta.2

Depois das podas necessárias se torna bem mais interessante, porém com muita folhagem e ramificação, por isso Mestre Kimura deixou o suficiente para formação da copa.

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Retirando todos os brotos feios, mal formados e que saem pra cima.

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Retirando também as folhas secas, deixando apenas o necessário, além de promover uma melhor insolação interna da copa.
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Percebe-se que haverá uma grande quantidade de ramos podados, mas isto é necessário para uma renovação da massa verde.
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Após a poda, se coloca as ramas no lugar com os dedos mesmo, antes da aramação, só pra checar se precisa cortar algo a mais, porém logo que se começa a “montar” a copa, se nota que precisa cortar algo a mais, mas daí de forma mais amena.
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A limpeza da casca viva é muito importante em juníperos, podendo ser feito com escova de nylon ou até cobre ou aço, mas com muito cuidado, tirando toda sujeira, casca que sobressai, deixando assim que a cor avermelhada da casca do junípero se apresente, e depois contraste com o branco da madeira morta.
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Madeira seca já está pronta, só limpar com escova fina.
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A limpeza abrange todas as partes da madeira viva e seca, inclusive as mais finas e menores.
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Para proteção da madeira seca a pintaremos com calda sulfocáucica, podendo ser misturado alguma tinta escura, caso seja do gosto
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No meu caso faço isso umas 3 demãos após secar, uso uma industrial onde há uma maior absorção pela madeira e consequentemente uma maior proteção.
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Para aramar a árvore se chega a folhagem do ápice para direita para procurar um local para fixação do arame para a copa que fica rá para esquerda.
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Para aramar o ápice será fixado um tensor em um pequeno jin.
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Aramando o lado esquerdo, apresenta ramos finos no qual ficará um patamar muito bonito.
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Muito cuidado ao aramar para não quebrar as delicadas folhas do junípero.
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Aramando todos os grupos de ramos que saem do galho se aumenta a quantidade de patamares, fazendo assim que aumente o “ritmo” do mesmo.
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Após tudo aramado, abriremos a folhagem como leque, fazendo com que fique mais espalhado e lateral, cortando daí o desnecessário.
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Cada ramo tem que ser meticulosamente bem estudado para não cortar o que fará parte de uma boa copa.
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Todas as pequenas ramas serão aramadas, distribuindo assim uma boa ramificação no ápice.
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Trabalho fino, concentração e ponta de dedos.
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A harmonia global dos ramos é muito importante até no ápice.

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Olhando a árvore por inteira vemos se o ápice está dentro do desenho mais harmônico possível. 23

Antes da aramação e modelagem:
-Até este momento foi só poda, sema arames,
-Até então a distribuição de ramos não está boa e folhagem crescendo sem ordem,
-Mesmos problemas que encontramos em árvores velhas.
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Após aramação e modelagem:
-Cada rama ocupa seu lugar,
-Maior visibilidade de profundidade,
-Dividido em patamares um não faz sombra para o outro, crescendo saudável.
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Na vista superior temos um boa visão da estrutura e ramificação harmoniosa.
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Frente da árvore depois de pronta.
-Jun. chinensis 17cm.
Mestre Massahiko Kimura.
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Tradução, comentários e adaptação: Fabiano Costa
Fotos e matéria: Bonsai Pasion Ed. 33
Apoio e iniciativa: Thereza Palhano

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