Fabiano Costa

Bonsai

As caliandras e o sol tropical no verão.

Esta é uma postagem de utilidade pública, com esse calor em nosso país planta de folha sensível como as Calliandra brevipes, Calliandra tweedii e Calliandra selloi, as mais comuns tirando as do cerrado obviamente, sofrem muito com desidratação, por causa de uma postagem no grupo de dicas no facebook da ECFB, resolvi fazer este pequeno artigo mostrando minha experiência em fatos e fotos de meu viveiro.

Sendo a planta que mais frequenta a CTI da ECFB depois de janeiro, ou seja, após as festas de final de ano, pois as pessoas vão viajar ou pra praia e deixam as plantas em casa ou com algum tutor que no caso deveria estar regando regularmente e tendo controle com a insolação, mas as pessoas não fazem por mal, simplesmente por não ter o costume de fazer este processo acabam esquecendo e deixando secar além do limite.

Nessa postagem Gabriel pergunta se o fechamento das folhas da planta durante o dia pode atrasar no crescimento e desenvolvimento da caliandra, pois bem, não tenho esses dados mas não acredito que isso venha a acontecer, até porque o crescimento dela agora em estações quentes é fulminante então não deve fazer tanta diferença assim.

Fiz uma foto em meu viveiro de duas plantas de mesma idade e tamanho, ambas em vasos de mesmo tamanho também, ambas conduzidas já como bonsai, em vasos de cerâmica, uma estava no sol pleno e outra ainda em sombra, logo o sol iria pegar nesta também, o horário era 14:00h de 14 de janeiro de 2017, num ensolarado dia em Floripa, Santa Catarina.

Vejam a foto e observem como a que estava no sol a pino sente a insolação exagerada e se fecha, enquanto a que ainda não está no sol direto se mantém com folhagem aberta:

16111201_10212065335495497_1832194188_n

Mesma bancada mas um lado pegando sol e outra ainda na sombra.

Mesmo que isso não influencie em seu crescimento, tipo sendo a natureza da planta por ser de sol pleno e tudo mais, acho muito interessante não estressá-la com desidratação diariamente nestes dias de sol absurdos que vem dando.

O fechamento das folhas se dá pelo processo de auto-proteção, fazendo com que a transpiração foliar diminua, se mantendo ou tentando se manter hidratada por mais tempo.

Único jeito mais natural de ter clemência com estas coitadas é protegê-las de alguma forma, principalmente se você não tem como regar algumas vezes ao dia, tipo se sai de manhã cedo e a deixa regada, mas à sua própria sorte.

Plantas do viveiro da Fujibonsai / ECFB, sempre com excelente qualidade, link para a loja aqui: Fujibonsai.

16118048_10212065335535498_329367436_n

Plantas ainda na sombra com folhagem totalmente abertas.

Uma dessas formas é fazer um sombrite, a protegendo no caso de ficar no sol o dia inteiro e caso possa controlar o horário de insolação a deixe pegando sol no horário mais ameno, ou seja, evite das 10:00 até 16:00h, com horário de verão aqui no sul anoitece quase 21:00h, tem sol suficiente pra ela ter um crescimento saudável e pleno.

16118451_10212065335695502_281703460_n

Foto curiosa com a planta com folhas fechadas aonde já bate o sol e parcialmente abertas com a lateral esquerda ainda na sombra.

Passando o tormento do sol absurdo, chegando o outono, pode deixar de novo em ambiente totalmente aberto com sol o dia todo, cuidado com a rega, caliandra não tolera muito calor forte com sol e vento, se não estiver bem hidratada, perde folhas, galhos e até a vida.

Fabiano Costa

Escola Confraria Floripa Bonsai

modelos de logos (2)

« »

© 2024 Fabiano Costa. Theme by Anders Norén.